Translate

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Filtro Solar

Vale a pena assistir...refletir!!!

Este vídeo, bem como a sua mensagem digitada pode ser utilizada com o Ensino Médio ou com o 9º ano.

Seguem algumas atividades que realizei em 2009 no estágio e deram muito certo em outras aulas também!


Atividade de pré-leitura:

Foi fixado no quadro um cartaz de papel pardo, contendo ilustrações (praia, protetor solar, água etc.).
Questionei os alunos o que as imagens fixadas no cartaz remetiam?
Antes de iniciar com as questões norteadoras fiz um breve comentário sobre o filtro solar, uma introdução:
“Estamos nos aproximando do final de ano. Vem aí a praia, os banhos de sol e de mar. E os médicos já começam a alertar para os perigos das radiações solares e sugerir o uso do filtro solar”.

  • Você sabe qual o papel do filtro solar?
  • Sabendo que o texto é intitulado “Filtro solar”, do que vocês acham que irá tratar?
  • Esse texto que iremos trabalhar tem a voz de Pedro Bial. Vocês sabem quem é ele? Imaginam o que ele irá falar nesse texto?   
Após este conversa, distribui o texto digitado e os alunos realizaram algumas questões: 

 Atividades de Pós Leitura:


1-Você já conhecia esse texto? Que atmosfera ele transmite?
2-Retire do texto a frase que, na sua opinião, é a mais interessante. Justifique a sua escolha. 
3-O texto é composto por vários conselhos. Que conselho você achou mais importante para os jovens de uma maneira geral? E para você em particular?  

4- Por que você acha que o autor deu o título do texto de “Filtro solar”. Explique.


5- O que o autor quis dizer com a expressão “pré-ocupação é tão eficaz quanto mascar chiclete para resolver uma equação de álgebra” (linhas 18 e 19)? 

6- Escreva um último conselho para o texto. 

7- Em que lugar Pedro Bial se coloca para redigir esse texto?

8-Qual a faixa etária dos leitores a quem se refere? Justifique sua resposta.

9- O primeiro conselho é o de usar filtro solar. Em que ele se baseia para aconselhá-lo?

10- O jornalista mantém uniformidade de tratamento ao se referir a seu provável leitor? Explique.

11- Que palavras podem substituir o substantivo “peleja” (linha 30)?

12-Os pronomes são responsáveis, nesse texto pela coesão dos fatos, servindo para fazer referência a palavras ou expressões mencionadas antes. Diga a que se referem os seguintes pronomes:
a) “(d) eles” (linha 46): 
b) “o” (l-54): 
c) “(d) ele” (l-55): 
d) “elas” (l-60): 
e) “eles” (l-61): 
f) “isso” (l-76): 

9 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog, sabemos que todo o esforço vale a pena. Adorei esta atividade e vou poder utilizar em minha disciplina também.
    Até breve, vou sempre passar por aqui para ver se tem algo para mim.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Vou trabalhar com esse texto numa aula de português língua estrangeira e adorei as suas sugestões.
    Parabéns! E obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. VOU TRABALHAR ESSE TEXTO NUMA AULA DE PROJETO DE VIDA COM O 7º ANO DO FUND. II.
    MUITÍSSIMO OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  4. Que legal. Obrigada pela visita. O blog estava desativado, mas este ano vai ter novidades!

    ResponderExcluir
  5. Ótima atividade, esse texto é incrível para trabalhar interpretação. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo comentário, fico imensamente feliz por meu plano estar sendo compartilhado por mais professores.

      Excluir
  6. Ameiiii, estava em busca de algo para trabalhar na disciplina projeto de vida. Eu simplesmente fiquei encantada, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir