Este vídeo, bem como a sua mensagem digitada pode ser utilizada com o Ensino Médio ou com o 9º ano.
Seguem algumas atividades que realizei em 2009 no estágio e deram muito certo em outras aulas também!
Atividade de pré-leitura:
Foi fixado no quadro um cartaz de
papel pardo, contendo ilustrações (praia, protetor solar, água etc.).
Questionei os alunos o que as
imagens fixadas no cartaz remetiam?
Antes de iniciar com as questões
norteadoras fiz um breve comentário sobre o filtro solar, uma introdução:
“Estamos nos aproximando do final
de ano. Vem aí a praia, os banhos de sol e de mar. E os médicos já começam a
alertar para os perigos das radiações solares e sugerir o uso do filtro solar”.
- Você sabe qual o papel do filtro solar?
- Sabendo que o texto é intitulado “Filtro solar”, do que vocês acham que irá tratar?
- Esse texto que iremos trabalhar tem a voz de Pedro Bial. Vocês sabem quem é ele? Imaginam o que ele irá falar nesse texto?
Após este conversa, distribui o texto digitado e os alunos realizaram algumas questões:
Atividades de Pós Leitura:
1-Você já conhecia esse texto? Que
atmosfera ele transmite?
2-Retire do texto a frase que, na
sua opinião, é a mais interessante. Justifique a sua escolha.
3-O texto é composto por vários
conselhos. Que conselho você achou mais importante para os jovens de uma
maneira geral? E para você em particular?
4- Por que você acha que o autor
deu o título do texto de “Filtro solar”. Explique.
5- O que o autor quis dizer com a
expressão “pré-ocupação é tão eficaz quanto mascar chiclete para resolver uma
equação de álgebra” (linhas 18 e 19)?
6- Escreva um último conselho para
o texto.
7- Em que lugar Pedro Bial se
coloca para redigir esse texto?
8-Qual a faixa
etária dos leitores a quem se refere? Justifique sua resposta.
9- O primeiro
conselho é o de usar filtro solar. Em que ele se baseia para aconselhá-lo?
10- O jornalista
mantém uniformidade de tratamento ao se referir a seu provável leitor?
Explique.
11- Que palavras
podem substituir o substantivo “peleja” (linha 30)?
12-Os pronomes
são responsáveis, nesse texto pela coesão dos fatos, servindo para fazer
referência a palavras ou expressões mencionadas antes. Diga a que se referem os
seguintes pronomes:
a) “(d) eles”
(linha 46):
b) “o” (l-54):
c) “(d) ele”
(l-55):
d) “elas”
(l-60):
e) “eles”
(l-61):
f) “isso”
(l-76):
Parabéns pelo seu blog, sabemos que todo o esforço vale a pena. Adorei esta atividade e vou poder utilizar em minha disciplina também.
ResponderExcluirAté breve, vou sempre passar por aqui para ver se tem algo para mim.
Abraços
Obrigada pela visita! És sempre bem-vinda!
ExcluirVou trabalhar com esse texto numa aula de português língua estrangeira e adorei as suas sugestões.
ResponderExcluirParabéns! E obrigada por compartilhar.
alguem sabe as resposta
ResponderExcluirVOU TRABALHAR ESSE TEXTO NUMA AULA DE PROJETO DE VIDA COM O 7º ANO DO FUND. II.
ResponderExcluirMUITÍSSIMO OBRIGADA!
Que legal. Obrigada pela visita. O blog estava desativado, mas este ano vai ter novidades!
ResponderExcluirÓtima atividade, esse texto é incrível para trabalhar interpretação. Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirGrata pelo comentário, fico imensamente feliz por meu plano estar sendo compartilhado por mais professores.
ExcluirAmeiiii, estava em busca de algo para trabalhar na disciplina projeto de vida. Eu simplesmente fiquei encantada, obrigada por compartilhar.
ResponderExcluir